Na Indonésia, 2 ilhas desaparecem e 4 estão em risco devido à elevação do nível do mar

Duas pequenas ilhas na província indonésia de Sumatra do Sul ficaram submersas e outras quatro estão à beira do afundamento devido à elevação do nível do mar, causada pelas alterações climáticas.
Sputnik

De acordo com o Jakarta Post, citando dados do Fórum Indonésio para o Meio Ambiente (WALHI), as pequenas ilhas desabitadas de Bethet e Gundul ficaram a 1 e 3 metros abaixo do nível do mar, respectivamente.

Note-se que Bethet fazia parte do Parque Nacional Berbak-Sembilang, que a UNESCO declarou como reserva mundial da biosfera em 2018.

Segundo a declaração, quatro outras ilhas indonésias correm risco de desaparecer, a menos que sejam feitos esforços para combater a elevação do nível do mar.

"Se não houver esforços significativos para enfrentar a crescente elevação [do nível] dos oceanos, quatro outras ilhas na área, com altitudes inferiores a 4 metros acima do nível do mar, poderiam seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde", disse o diretor executivo da WALHI, Hairul Sobri.

Na Indonésia, 2 ilhas desaparecem e 4 estão em risco devido à elevação do nível do mar

A Indonésia, onde milhões de pessoas vivem em áreas costeiras baixas em cerca de 17.000 ilhas, é particularmente vulnerável ao efeito do aquecimento global, especialmente na província de Sumatra do Sul. Nesta região, a população é altamente dependente do carvão, do petróleo e do gás natural, o que contribui para as emissões de gases com efeito de estufa.

Comentar