O A68 tem uma área enorme de cerca de 6.000 km², o que significa que tem cerca de quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo, de 1.521 km².
O maior iceberg do mundo desata a fugir. O A68, um colosso que se liberou da Antártica em 2017, chegou tão longe a norte que agora se encontra no limite da banquisa perene do continente
A primeira vez que o iceberg se libertou da Antártica foi em 2017, ele passou os últimos três anos sendo empurrado lentamente para norte pelos ventos e correntes predominantes e está no limite do gelo marinho do continente, escreve Mirror.
Iceberg A68, de janeiro de 2018 a janeiro de 2019 – Galeria da geleira de Ade
"Com uma relação de espessura e comprimento semelhante a cinco folhas de A4, estou espantado que as ondas oceânicas ainda não tenham feito cubos de gelo do A68. Se ele sobreviver por muito tempo como uma única peça quando se mover para além da borda da banquisa, ficarei muito surpreendido", disse à BBC News o especialista em icebergs Adrian Luckman, da Universidade de Swansea (Reino Unido).
O grande problema desse desprendimento é especificamente o grande tamanho do iceberg, que pode representar um perigo para o tráfego marítimo.
Os cientistas estão agora monitorando de perto o A68, mas também estão de olho em dois outros icebergs que em breve irão nascer.