O drone passou com sucesso em todos os testes, e agora os soldados turcos poderão utilizá-lo em situações críticas.
Conhecido como Songar, o drone foi desenvolvido pela empresa turca Asisguard, usa munições de 5,56x45 milímetros da OTAN e pode realizar operações em um raio de três quilômetros. Ele também pode enviar imagens em tempo real e transportar 200 cartuchos.
Além disso, o Songar conta com uma cartucheira flexível projetada especialmente para utilizar um mecanismo automático de disparo, podendo ser operado a 2.800 metros de altitude.
O mini drone SONGAR entrou no inventário das forças de segurança turca. Alguns detalhes: calibre 5,56; Capacidade de 200 disparos; Alcance operacional de 10 quilômetros.
O diretor-geral da Asisguard, Ayhan Sunar, ressaltou que o Songar é um equipamento único, pois a empresa trabalhou duro em seu desenvolvimento para cumprir o que havia prometido.
"Como um dos drones mais importantes de nossa família de produtos, o Songar pode realizar muitas tarefas críticas: localizar uma área-alvo, eliminar uma ameaça, enviar imagens em tempo real e avaliar os danos posteriores à operação. É um dos principais componentes da Turquia na guerra assimétrica graças à sua precisão de disparo", assegurou a fabricante ao portal Army Recognition.
O Songar foi lançado pela primeira vez em 2019 durante a Feira Internacional de Indústria de Defesa (IDEF-19) e, desde então, tem sido modernizado continuamente. Além disso, passou com sucesso em diversos testes de campo depois de ter sua metralhadora substituída por um lança-granadas.
Sua precisão de disparo melhorou consideravelmente depois da inclusão do Módulo de Mira Eletrônica e Cálculo Balístico.