Controle de armas: Trump cogita cúpula com líderes de Rússia, China, Reino Unido e França

O presidente dos EUA, Donald Trump, está disposto a realizar uma cúpula com os líderes da Rússia, China, Reino Unido e França - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - para discutir o controle de armas, disse um alto funcionário do governo nesta sexta-feira.
Sputnik

Trump quer usar a reunião para tentar avançar em um acordo de controle de armas com a Rússia e a China, prosseguiu a autoridade estadunidense. O momento para uma cúpula não estava claro.

"Os Estados Unidos usarão essa oportunidade para trazer a Rússia e a China para a estrutura internacional de controle de armas e iniciar uma corrida armada cara", destacou a autoridade, falando sob condição de anonimato.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, levantou a ideia de uma cúpula do conhecido P5 para discutir uma variedade de questões globais. Nem a Rússia nem a China são membros do grupo das sete nações que realizarão sua cúpula anual em Camp David, Maryland, este ano.

O funcionário da Casa Branca não especulou sobre onde seria realizada uma cúpula do P5, mas uma opção lógica seria a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, onde os líderes mundiais se reúnem anualmente em setembro.

"O presidente deixou claro que está pronto para se reunir com qualquer líder mundial a qualquer momento para promover os interesses de segurança nacional dos EUA. Os Estados Unidos trabalharão com os outros países do P5 para desenvolver e organizar essa reunião", concluiu a autoridade.
Comentar