Os hititas foram um povo aparentemente indo-europeu que se estabeleceu na região da Anatólia, atual Turquia, provavelmente antes de 2000 a.C., sendo mencionados na Bíblia em diversas passagens e na Odisseia de Homero.
Contudo, a aura de mistério que sempre os apanhou levou os historiadores a negarem a existência deles, nem mesmo com a descoberta das primeiras ruínas misteriosas, hoje atribuídas aos hititas.
Só com a descoberta de 10.000 inscrições em pedra em língua cuneiforme se fez luz e a comunidade científica aceitou a existência deste enigmático povo citado na Bíblia.
Assentamento em Hattusa
Em Anatólia habitava um povo não indo-europeu, os hatitas, que fundaram a cidade de Hattusa e a tornaram sua capital.
A chegada repentina do então desconhecido povo hitita apanhou os Hatitas de surpresa, que nada puderam fazer contra a superioridade bélica dos invasores.
A capital Hattusa seria arrasada e sobre os seus escombros os hititas construiriam a sua capital. Foi durante este período de tempo que foram construídos edifícios monumentais em Hattusa.
Hattusa: a cidade maldita de Hatti e o Império Hitita
Vestígios arqueológicos como o famoso Portal do Leão, o Portal da Esfinge e templos como o bem-preservado Grande Templo, ainda podem ser observados nos dias de hoje.
Intriga os especialistas uma misteriosa e enorme rocha verde que os locais apelidam de "pedra dos desejos", pelo fato de esta pedra verde com formato de um cubo ser de nefrita e não haver jade na região.
Como, quando e com que efeitos ali surgiu, não se sabe, fato que continua alimentando polêmicas e especulações.
Em 2016, arqueólogos descobririam igualmente um túnel secreto de 2.300 anos em Hattusa, sem conseguir estabelecer para que efeito foi construído, conforme publicado no portal Ancient Origins.
O Império Hitita
Dotados de uma técnica militar bem mais avançada que a das tribos autóctones, os hititas facilmente estenderam a sua zona de influência, construindo um verdadeiro império na região.
Com a mesma celeridade com que se estabeleceu, o Império Hitita se desvaneceu por volta de 1200 a.C. ao ser absorvido pelos assírios.
A capital, Hattusa seria pela segunda vez completamente arrasada e dos hititas nunca mais se ouviu falar, ficando a região de Hattusa deserta durante os quatro séculos seguintes.