A agência de notícias Irib acaba de publicar um vídeo do incidente com navios da Marinha dos EUA no golfo Pérsico registrado no dia 15 de abril e que já tinha sido confirmado pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica.
As cenas mostram as embarcações norte-americanas sendo monitoradas pelo Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica nas águas do golfo.
O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica afirmou que durante o incidente de quarta-feira (15), os navios de guerra e barcos norte-americanos realizaram "movimentos pouco profissionais e provocativos" e ignoraram as advertências das forças persas.
Por esse motivo, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica obrigou os norte-americanos a navegarem fora da rota de seus barcos.
"Aconselhamos os norte-americanos a que sigam os regulamentos internacionais e protocolos marítimos no golfo Pérsico e no golfo de Omã, bem como a abster-se de qualquer aventura e histórias falsas", comunicou a Marinha iraniana.
Anteriormente, o Comando Central dos EUA denunciou que 11 embarcações do Corpo dos Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) teriam "realizado repetidamente aproximações perigosas e hostis" a seis navios de guerra dos EUA que operavam nas águas internacionais do golfo Pérsico.