Premiê russo testa positivo para o novo coronavírus

O primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, informou nesta quinta-feira (30) que ele está infectado pela COVID-19 e, assim, precisará se afastar de suas funções para tratar a doença.
Sputnik

Temporariamente, segundo Mishustin, as atividades do cargo deverão ficar sob a responsabilidade de seu vice, Andrei Belousov. O premiê, no entanto, tentará manter a comunicação com sua equipe durante esse período de afastamento. 

​Mishustin sugeriu ao presidente russo, Vladmir Putin, que Belousov seja apontado como primeiro-ministro em exercício até que o titular do cargo esteja recuperado e se sentindo bem para retomar suas funções. O chefe de Estado, por sua vez, aceitou a candidatura do vice-premiê, mas destacou que todas as decisões cruciais sobre medidas de apoio à economia russa durante a crise da COVID-19 deverão ser discutidas com Mishustin antes de sua implementação.

"À luz dessa situação, gostaria de dizer a todos os cidadãos russos para levar a sério a ameaça da infecção pelo coronavírus e sua disseminação. Temos as celebrações de maio pela frente e peço a todos que fiquem em casa e sigam todas as regras de segurança para evitar a propagação da doença", declarou o primeiro-ministro.

Comentar