Marinha dos EUA realiza exercícios navais conjuntos com Reino Unido no Ártico (FOTOS)

A 6ª Frota da Marinha dos EUA conduziu em 1º de maio exercícios navais bilaterais antissubmarino com Reino Unido acima do Círculo Polar Ártico.
Sputnik

As manobras navais contaram com participação dos destróieres da classe Arleigh Burke USS Donald Cook (DDG 75) e USS Porter (DDG 78), do navio de apoio ao combate USNS Supply (T-AOE 6) e da embarcação HMS Kent da Marinha Real britânica.

Além disso, um submarino da Marinha norte-americana, uma aeronave de patrulhamento antissubmarino P-8A Poseidon e 1.200 marinheiros se juntaram aos exercícios.

Os dois destróieres da Marinha dos EUA, instalados na Espanha, apoiam a arquitetura integrada de defesa antimíssil da OTAN e têm a flexibilidade de operar em todas as águas da Europa e da África.

As manobras navais sucedem operações conjuntas que os países realizaram no mês passado durante a participação do Curso de Comando Submarino do Reino Unido.

Ontem, [1º de maio], os marinheiros da Marinha dos EUA e da Marinha Real britânica realizaram operação conjunta acima do Círculo Polar Ártico. Quatro navios, um submarino do Grupo de Submarino Oito CSG8 e da Força-Tarefa 69 e um avião de patrulhamento antissubmarino P-8A conduziram manobras antissubmarino no mar da Noruega.

"A nossa interoperabilidade com nossos aliados é tão boa que podemos implantar forças navais multinacionais com notificação mínima. É o verdadeiro poder da OTAN", afirmou o capitão Joseph A. Gagliano, comandante da força-tarefa 65 do Esquadrão de Destróier 40, escreve The Maritime Executive.

A 6ª Frota da Marinha dos EUA está instalada em Nápoles, na Itália, para realização de operações navais em conjunto com aliados e parceiros.

Comentar