A construção do drone faz parte do Programa de Desenvolvimento Avançado Loyal Wingman, sendo a primeira aeronave a ser desenhada, projetada e fabricada na Austrália em mais de meio século, informa o portal New Atlas.
Construído com o contributo de mais de 35 diferentes parceiros industriais de quatro estados australianos, o Loyal Wingman é um drone de combate avançado movido a jato destinado ao mercado global, servindo de base para o Sistema de Equipe de Poder Aéreo (ATS, na sigla em inglês) da Boeing.
A engenharia do drone, de quase 12 metros de comprimento, envolveu a criação de um seu "gêmeo digital" para modelar todas suas estruturas, sistemas, capacidades e requisitos.
O Loyal Wingman é feito de materiais compostos avançados, incluindo a maior peça única composta com infusão de resina jamais fabricada pela Boeing.
O drone foi projetado para operar em conjunto e ampliar as capacidades de plataformas tripuladas e não tripuladas por meio de inteligência artificial e sensores configuráveis. Possui um alcance de 2.000 milhas náuticas (3.704 quilômetros) e "desempenho de caça", permitindo a realização de missões de combate e reconhecimento.
"Este projeto é um excelente exemplo de inovação através da colaboração e do que pode ser alcançado trabalhando em conjunto com a indústria de defesa", afirmou o marechal do ar Mel Hupfeld, comandante da Real Força Aérea australiana, citado pelo New Atlas.
"Isso demonstra a importância da relação que a RAAF mantém com a Boeing Austrália e com a indústria de defesa em geral", disse, confessando-se ansioso por "explorar as capacidades que esta aeronave poderá trazer para a nossa frota existente no futuro", concluiu Hupfeld.
De acordo com o New Atlas, baseando-se em dados da Boeing, o protótipo do Loyal Wingman irá começar brevemente os testes no solo, seguindo-se os de rolagem e, finalmente, o voo inaugural, previsto para o final deste ano.