Manobras navais da OTAN comandadas de Portugal iniciam no Báltico perto da Rússia (VÍDEO)

OTAN iniciou exercícios navais de grande escala com a participação de 19 países na região do Báltico perto da fronteira da Rússia.
Sputnik

Primeiro Grupo Naval Permanente da OTAN (SNMG1) e Primeiro Grupo de Contramedidas de Minas Permanente da OTAN irão participar dos exercícios BALTOPS, as principais manobras com foco no âmbito marítimo no Báltico.

De acordo com o departamento de relações públicas das Forças Navais de Ataque e Apoio da OTAN, entre 7 e 16 de junho forças aéreas e marítimas de 19 aliados da OTAN e nações parceiras irão participar de eventos de treinamento que incluem defesa antiaérea, combate antissubmarino, interdição marítima e operações de contramedidas de minas.

Pela primeira vez os exercícios serão comandados em terra a partir do quartel-general, localizado em Lisboa, das Forças Navais de Ataque e Apoio da OTAN (STRIKFORNATO, na sigla em inglês) através de seu novo centro de operações marítimas.

Para garantir a segurança e a saúde dos militares participantes do exercício, as manobras da OTAN BALTOPS 2020 irão ocorrer exclusivamente no mar, avança portal Defense Blog.

​[Exercícios navais] BALTOPS 2020 começam hoje [7 de junho]!

Esta precaução permite às unidades reforçarem a cooperação operacional multinacional, assegurando ao mesmo tempo que as tripulações permaneçam saudáveis e prontas para manter a segurança regional permanente.

De acordo com а comandante da Sexta Frota dos EUA, vice-almirante Lisa Franchetti, os atuais exercícios no Báltico não são uma ameaça para nenhum país e não irão levar à escalada nas relações com a Rússia.

A Frota do Báltico da Rússia monitora as manobras da OTAN BALTOPS 2020 que tiveram início ontem na referida região, informou hoje (8) o Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia.

"As forças e meios da Frota do Báltico monitoram os exercícios dos EUA e países europeus BALTOPS 2020, realizados de 7 a 19 de junho na região central e do sul do mar Báltico", lê-se no comunicado.

Nações participantes incluem Alemanha, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grécia, Itália, Portugal, Turquia, Reino Unido, Suécia, entre outras, com 28 unidades marítimas, 28 aeronaves e 3.000 efetivos.

Comentar