Irã envia navio com alimentos para Venezuela a fim de inaugurar seu 1° supermercado no país

Embaixada iraniana na Venezuela afirmou que o navio carregado com alimentos tem chegada prevista para hoje (21), o que seria "um êxito nas relações entre os dois países", apesar da pressão dos EUA.
Sputnik

Enquanto os EUA aplicam sanções contra a Venezuela e o Irã, a embaixada do país persa anunciou em sua conta no Twitter o envio de um navio de carga com alimentos de seu país para a Venezuela.

Amanhã (domingo 21 de junho) vai chegar o navio Gosland que traz alimentos para inaugurar o primeiro supermercado iraniano na Venezuela. Outro êxito nas relações amistosas e fraternais entre os dois países.

'Nova geopolítica de paz'

Ainda em 9 de junho, a Venezuela recebeu kits de testes da COVID-19 do Irã por via aérea.

Na ocasião, o ministro do Planejamento da Venezuela, Ricardo Menéndez Prieto, afirmou que a ajuda fazia parte "de uma nova geopolítica de paz, contra a visão imperialista que foi imposta ao mundo".

Também entre os meses de maio e junho, pelo menos cinco navios-tanque iranianos com 1,53 milhão de barris de gasolina e outros hidrocarbonetos foram enviados pelo Irã ao país sul-americano, enquanto a Venezuela enfrenta escassez de combustível.

Pressão americana

Por sua vez, os EUA tentaram frustrar o fornecimento de gasolina à Venezuela ameaçando governos, empresas e portos que prestassem serviços aos petroleiros carregando o combustível em direção ao país.

Também durante a última semana, os EUA aplicaram sanções contra duas empresas mexicanas envolvidas na troca de alimentos e água por petróleo da Venezuela.

Comentar