Habitualmente, o tráfego marítimo no porto de Sabetta, no extremo norte da Rússia, começa no mês de julho. No entanto, o navio de grande capacidade Christophe de Margerie partiu deste porto setentrional em meados de maio com destino ao porto chinês de Jiangsu.
Inesperadamente, o navio levou apenas três semanas para percorrer a rota, tendo chegado ao seu destino no dia 10 de junho.
Segundo a Rossiyskaya Gazeta, durante o percurso, a tripulação do navio coletou diversos dados sobre a situação do gelo ao longo da rota para incluí-los no planejamento logístico de futuros projetos de desenvolvimento e navegação dos navios árticos.
Vale ressaltar que o navio Christophe de Margerie não navegou sozinho. À sua frente, seguia o quebra-gelo nuclear Yamal devido ao fato de, nesta época do ano, as condições do gelo ainda serem complicadas na região.
Ainda assim, a chegada antecipada do navio é considerada um importante avanço para a Rússia, que demonstrou grande potencial para transportar cargas através dos mares do Ártico.
Atualmente, centenas de embarcações passam por esta rota a cada ano. Antes, a Rota Marítima do Norte era considerada inviável, sendo preciso muito tempo para a percorrer, mesmo com a ajuda de quebra-gelos.
No entanto, nos últimos 30 anos, devido às alterações climáticas, a situação mudou, com o gelo sendo reduzido gradualmente nesta região.