Como de praxe, Trump usou uma conta em redes sociais para realizar o anúncio.
Nós construímos 240 milhas [cerca de 386 quilômetros] novos do muro fronteiriço em nossa fronteira sul. Nós teremos mais de 450 milhas [cerca de 740 quilômetros] construídas até o final deste ano. Estabelecemos alguns dos melhores números de fronteira de todos os tempos. Os democratas radicais de esquerda querem as fronteiras abertas a todos, incluindo muitos criminosos, para que entrem no país!
A construção do muro na fronteira com o México é uma das principais promessas de campanha de Donald Trump. O presidente norte-americano repetiu diversas vezes ao longo de sua trajetória desde a candidatura até a Casa Branca que a construção do muro impediria a imigração ilegal, além do tráfico humano e de drogas.
Inicialmente, a promessa de Trump era ainda mais radical, e incluía obrigar o México a pagar pela construção do muro, direta ou indiretamente, uma vez que o presidente considera que o governo mexicano tem responsabilidade em relação aos imigrantes ilegais que atravessam a fronteira para viver nos EUA.
Apesar disso, essa parte da promessa não se realizou. Trump, porém, introduziu diversas medidas de restrição à imigração nos EUA e chegou a fechar o governo para exigir o financiamento para a construção do muro.
O partido dos democratas se opõe ao projeto e acusa o presidente norte-americano de racismo e xenofobia, mantendo postura crítica em relação ao financiamento do projeto de Trump. Os democratas sustentam que Trump criou uma falsa crise de imigração para obter vantagens políticas.