Arqueólogos descobrem na Turquia igreja subterrânea do Império Bizantino (VÍDEO)

Fotos publicadas recentemente de um sítio arqueológico em um distrito de Istambul, na Turquia, revelaram uma igreja escondida e uma fonte sagrada construída nos tempos do Império Bizantino.
Sputnik

A igreja foi encontrada debaixo de um edifício em uma das ruas da cidade que antigamente se encontrava em pleno centro de Constantinopla (atual Istambul), que foi a capital do Império Romano do Oriente.

Os tesouros encontrados no local incluem um belo pavimento de mosaico e uma pequena câmara subterrânea com um nicho, ambos divididos em dois setores diferentes – um em cima do outro.

A seção superior, que fica um nível abaixo da rua, contém o pavimento de mosaico, bem como ruínas de uma estrutura desconhecida. Acredita-se que a descoberta remonta ao século V ou VI e estava localizada provavelmente nas imediações do Grande Palácio de Constantinopla.

O outro achado, uma câmara arqueada com uma fonte, de acordo com as avaliações preliminares dos arqueólogos, remonta ao século XI ou XII.

A seção inferior revela um nicho de uma antiga igreja bizantina decorado com u

ma laje de mármore e uma pequena poça d'água.

Logo acima do nicho se pode observar uma abertura na parede decorada com um afresco que retrata a Virgem Maria segurando o menino Jesus, escreve portal Greek Reporter.

Os pesquisadores sugerem que a fonte sagrada pertenceu durante algum tempo ao mosteiro de Hodegon, no entanto a teoria é improvável, uma vez que o mosteiro fica localizado muito longe a leste.

Comentar