Rússia fortalecerá tropas do Ártico com tanques T-80 para operar no Extremo Norte

A Rússia está fortalecendo suas forças terrestres na região do Ártico e, até o final deste ano, todas as formações árticas contarão com tanques T-80BVM adaptados para operar no Extremo Norte russo.
Sputnik

De acordo com fontes militares, a Rússia está priorizando a criação de tropas capazes de operar nas duras condições do Ártico.

Anteriormente, a Frota do Norte tinha duas forças terrestres, sendo a 61ª Brigada de Fuzileiros Navais e a 200ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A infantaria motorizada está destacada na fronteira com a Noruega e suas tarefas incluem a defesa da fronteira e das instalações da Frota do Norte. A 61ª Brigada está destinada a participar de operações de desembarque anfíbio.

Ambas unidades estão localizadas na península de Kola, ou seja, no franco esquerdo do Ártico. No franco direito está a 40ª Brigada de Fuzileiros Navais, localizada em Kamchatka.

No entanto, na região do Ártico existe uma produção de petróleo e gás em grande escala e é preciso protegê-la de formações armadas ilegais.

Por isso, forças especiais foram criadas no Ártico. A 80ª Brigada foi formada no povoado de Alakurtti, tendo sua composição e estrutura classificadas.

Sabe-se que os integrantes da unidade são treinados para realizar operações de combate em condições geológicas e climáticas adversas, incluindo a baixas temperaturas.

Rússia fortalecerá tropas do Ártico com tanques T-80 para operar no Extremo Norte

O treinamento de combate da brigada inclui aptidões de sobrevivência em condições de baixas temperaturas, luta e locomoção em qualquer tipo de transporte.

A brigada recebeu um grande número de equipamentos militares especialmente projetados para operar na zona do Ártico. Trata-se de sistemas antiaéreos Pantsir-SA, veículos todo-terreno, veículos especiais para lazer, bem como outros equipamentos militares e de apoio.

As brigadas do Ártico estão sendo reforçadas e reformuladas com o recebimento de novos equipamentos, incluindo tanques T-80.

Acredita-se que estes veículos estão mais adaptados às operações no Ártico que outros tanques russos. Desta maneira, todas as unidades terrestres da Frota do Norte serão equipadas com estes tanques.

Além disso, estão sendo realizadas mudanças nas operações da Frota do Norte. As embarcações estão constantemente realizando campanhas no Ártico. Especialmente no território da península de Yamal são praticadas operações de desembarque e contra artilharia, bem como a transferência de tropas.

O transporte aéreo também está sendo treinado e conta com helicópteros de transporte e combate Ka-29. As tropas aerotransportadas seguem sendo a principal reserva móvel do Exército russo, sendo consideradas como unidades avançadas em caso de qualquer ameaça na região.

Atualmente, a Rússia é o único país do mundo que possui uma grande formação de forças terrestres especialmente treinadas para operações no Ártico.

Comentar