O anúncio do diretor-geral do RFPI vem após uma declaração do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, de que estava contando com a Rússia para enviar vacinas contra a COVID-19 gratuitas para o país.
"As Filipinas são um dos países parceiros importantes da Rússia na vacina contra o novo coronavírus, e o RFPI está pronto para realizar testes clínicos nas Filipinas em agosto", disse Dmitriev.
De acordo com o que foi veiculado pela CNN Filipinas, que transmitiu o discurso do presidente sobre a última atualização da COVID-19 no país, Duterte disse que em breve falaria com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a distribuição de vacinas e testes clínicos em território filipino.
A primeira vacina contra a COVID-19 da Rússia foi desenvolvida em conjunto pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Os ensaios clínicos da vacina começaram em 18 de junho em duas instituições russas e incluíram 38 voluntários. Todos os participantes desenvolveram imunidade. O primeiro grupo recebeu alta em 15 de julho, já o segundo grupo em 20 de julho.
As autoridades de saúde das Filipinas registraram mais de 136 mil infecções por COVID-19 no país e 2.294 mortes devido à doença.