México está aberto a iniciar vacinação contra coronavírus com Sputnik V, diz presidente

O país latino-americano tem um acordo para distribuição da vacina de Oxford, mas apenas em 2021, o que levou Andrés Obrador, presidente mexicano, a considerar a vacina russa.
Sputnik

México poderá comprar a primeira vacina russa contra o novo coronavírus, a Sputnik V, afirmou Andrés Obrador, presidente do país, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (17).

"Se na Rússia, na China, eles tiverem a vacina em primeiro lugar, e se for comprovado que ela é eficaz para salvar vidas, nós estabelecemos imediatamente a comunicação".

"Eu falaria imediatamente com o presidente da China e o presidente Putin para que se tenha a vacina, e o mesmo vale para os EUA, que temos uma relação muito boa com o presidente Trump", acrescentou Obrador.

No fim de semana, o chefe de Estado mexicano revelou que a vacina da Universidade de Oxford, Reino Unido, cujo processo de distribuição na América Latina está avançando, só estaria disponível no primeiro trimestre de 2021, de forma que a Sputnik V seria uma candidata para iniciar o processo de vacinação nacional.

Obrador revelou que México já tem um fundo especial para comprar a primeira vacina disponível e iniciar imediatamente uma campanha de inoculação universal gratuita contra o SARS-CoV-2.

Segundo afirmou, "eu seria o primeiro a ser vacinado" para comprovar definitivamente a eficácia da vacina.

"Neste assunto tão importante não deveria haver ideologias", apontou o presidente do México.

Na última semana, o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, informou que o país pediu à Rússia "informações clínicas" sobre o Sputnik V, de forma a avaliar "a utilidade desta vacina para o México a curto prazo".

Comentar