Dois drones norte-americanos foram flagrados caindo em chamas na terça-feira (18) em circunstâncias desconhecidas na província de Idlib, no noroeste da Síria.
Em resumo, nesta noite, os soldados turcos ou militantes com MANPADS (sistema portátil de defesa antiaérea) abateram um drone MQ-9 norte-americano. Os americanos não perdoarão, então esperamos por ataques da Força Aérea da Coalisão em Idlib.
A primeira informação sobre o incidente surgiu ainda na terça-feira (18) após aparecimento de imagens nas redes sociais mostrando as duas aeronaves em chamas caindo no solo.
Os equipamentos foram identificados como os drones de ataque General Atomics MQ-9 Reaper, de fabricação norte-americana.
Ao menos um dos dois drones abatidos na província de Idlib, na Síria, pode ser um MQ-9 dos EUA.
O portal Military Times confirmou, citando um oficial da Defesa norte-americana, que os drones pertencem aos EUA e que a colisão ocorreu na terça-feira (18) na província de Idlib, embora não tenha informado o modelo exato das aeronaves, bem como o que teria provocado a colisão.
A falta de informação oficial sobre a ocorrência gerou especulações de que as aeronaves foram abatidas pelas forças turcas.