A Turquia está travada em uma disputa com a Grécia e o Chipre sobre reivindicações sobrepostas por áreas potencialmente ricas em recursos. Ancara enviou dois navios de pesquisa para áreas reivindicadas pelos três países.
O Chipre informou na terça-feira (18) que estava disposto a se envolver com todos os seus vizinhos na definição das fronteiras marítimas.
"A Turquia está determinada a buscar seus direitos no Mediterrâneo oriental até o fim", disse Erdogan em um discurso em Ancara. "Nenhum poder ou ameaça colonialista pode impedir nosso país dos recursos de petróleo e gás natural que se acredita estarem na região".
No entanto, o líder turco acrescentou que Ancara queria resolver a disputa por meio do diálogo e da diplomacia, em vez de aumentar as tensões.
Os militares franceses realizaram exercícios de treinamento com as forças gregas na ilha de Creta, ao sul, nesta quinta-feira (20). O exercício foi visto como a primeira manifestação do compromisso do presidente francês Emmanuel Macron em reforçar temporariamente a presença da França no Mediterrâneo oriental.
Anteriormente, Paris pediu à Turquia que suspenda a exploração de petróleo e gás em águas disputadas.