Imagem hiper-realista de Jesus Cristo é criada com ajuda de inteligência artificial (FOTO)

O fotógrafo holandês já havia usado tecnologia para recriar figuras históricas e fictícias, mas foi o seu trabalho mais recente que provocou rebuliço nas redes sociais.
Sputnik

Com a ajuda de inteligência artificial, o fotógrafo holandês Bas Uterwijk cria representações artísticas de personagens famosas e, em seu mais novo trabalho, Uterwijk produziu uma foto hiper-realista de Jesus Cristo.

O artista usou o serviço de rede neural Artbreeder para combinar várias imagens conhecidas de Jesus, incluindo representações artísticas de origem bizantina e renascentista, como "Salvator Mundi", de Leonardo da Vinci. Uterwijk também tentou adaptar a aparência do profeta à área geográfica e ao tempo em que viveu, como o cabelo e a barba, para que ficasse de acordo com as etnias do Oriente Médio da época.

No momento, meu retrato de Jesus está se tornando viral, sem que eu seja marcado, então para todos os interessados aqui estão algumas informações sobre o processo para construí-lo

Embora o resultado seja hiper-realista, o próprio artista reconhece que é simplesmente uma das possibilidades de como Jesus poderia ser. O trabalho foi amplamente compartilhado nas redes sociais e muitos internautas expressaram que esta representação de Cristo se distanciava do que é conhecido no Ocidente.

No entanto, outras pessoas consideraram o retrato de Uterwijk a primeira representação convincente do Jesus histórico. "Nunca entendi por que Jesus é retratado com cabelos louros, liso e com aparência escandinava, quando ele é do Oriente Médio", comentou uma internauta no Twitter.

"O resultado é uma impressão artística de como esse homem [Jesus Cristo] poderia ser, mais do que uma busca científica por uma semelhança exata", afirmou Uterwijk na rede social.

Comentar