Fotos aéreas ajudaram a descobrir a basílica, que se acredita ter sido construída no século V d.C. Os fragmentos históricos da basílica estão localizados a 20 metros da costa e dois metros abaixo do nível habitual do lago.
Especialistas estimam que a basílica acabou sendo submersa no lago durante um terremoto que ocorreu no ano 740, voltando a "dar as caras" devido à seca na região, relata Daily Sabah.
A basílica de São Neófito de 1.500 anos, na província turca de Bursa, tem estado há séculos debaixo d'água. Devido a um recuo temporário da água no lago Iznik, a estrutura se tornou visível de novo. A basílica foi descoberta em 2014 durante pesquisa local.
Distrito de Iznik, onde o lago de mesmo nome é localizado, foi um importante centro religioso tanto na época romana como na bizantina. Alguns arqueólogos acreditam que a basílica seja um exemplo do início da arquitetura cristã.
No âmbito dos trabalhos arqueológicos que decorrem desde 2015, foram descobertos muitos artefatos extraordinários, incluindo o selo de vários cavaleiros escoceses que podem ter sido os primeiros visitantes estrangeiros da basílica, antes da instalação religiosa ser consumida pelas águas do lago Iznik.