Arqueólogos descobrem na Turquia estatuetas de divindades de 4.500 anos (FOTOS)

Um grupo de pesquisadores desenterrou no sítio arqueológico Kultepe, na Turquia, estatuetas de deusas e deuses venerados pelo povo da Anatólia há milhares de anos.
Sputnik

Escavações no local começaram há 72 anos em um monte e revelaram as ruínas da primeira cidade fundada pelos hititas na península de Anatólia, onde foram descobertos edifícios administrativos e religiosos, habitações, lojas e oficinas.

Professor Fikri Kulakoglu, chefe da equipe de escavação de Kultepe da Faculdade de Línguas e História e Geografia da Universidade de Ancara, falou à agência turca Anadolu sobre as escavações e os últimos achados.

​Arqueólogos desenterraram em Kultepe, na Turquia, estatuetas de deusas e deuses venerados pelo povo da Anatólia há milhares de anos.

"Os ídolos desenterrados aqui são artefatos que mostram as crenças do povo da Anatólia como os seres que eram venerados por eles há 4.500 anos. Alguns deles foram retratados sentados no trono, outros são esquemáticos", explicou o especialista.

"Estes são artefatos que não são encontrados em mais nenhum lugar além de Kultepe. É emocionante encontrar um objeto que uma pessoa venerou 4.500 anos atrás", disse.

​Novas figuras de divindades desenterradas na região central da Turquia no sítio arqueológico de Kultepe.

Kulakoglu acrescentou que eles planejam apresentar as figuras dos deuses e deusas desenterrados em escavações neste ano em uma exposição temporária no museu Kayseri.

Comentar