O sistema ZTF J2243+5242 tem um período orbital de dez minutos, que o torna em um dos binários eclipsantes com o período mais curto já conhecido.
Com isso, os especialistas pretendem encontrar e estudar anãs brancas duplas, pois suas fusões supostamente produzem novas anãs brancas com elevadas massas.
A equipe de astrônomos liderada por Kevin B. Burdge encontrou uma nova anã branca dupla a partir da observação do ZTF, sendo que sua natureza foi confirmada pelas observações fotométricas e espectroscópicas.
"Aqui, descrevemos a descoberta e caracterização do ZTF J2243+5242, o segundo binário eclipsante conhecido com período orbital de menos de dez minutos", escreveram os astrônomos.
O ZTF J2243+5242 possui um período orbital de 8,8 minutos e consiste de duas anãs brancas de hélio de baixa massa.
Estima-se que o binário esteja localizado a aproximadamente 6,9 milhões de anos-luz da Terra.
Os autores do estudo afirmam que, daqui a aproximadamente 400.000 anos, as duas anãs brancas do ZTF J2243+5242 se fundirão, possivelmente para formar uma estrela subanã quente e isolada ou uma estrela R Coronae Borealis.
De acordo com o estudo citado pelo portal Phys.org, o sistema está atualmente separado, entretanto, os dois componentes iniciarão a interação em aproximadamente 320.000 anos.