A circulação será retomada em três postos fronteiriços: entre Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este; entre Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero; e entre Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e Saltos del Guaira.
Na quarta-feira (14), portaria da Casa Civil autorizando a reabertura dos postos foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. A medida vinha sendo negociada há meses com o governo do país vizinho, que resistia à iniciativa pelo risco da importação do coronavírus para dentro de seu território.
Recentemente, Brasil e Paraguai assinaram protocolo para permitir que brasileiros que realizaram compras online pudessem cruzar a fronteira para buscar seus produtos em guichês sanitários no lado paraguaio.
O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quinta-feira (15) em redes sociais foto ao lado do chefe de Estado do Paraguai, Mario Abdo Benítez, acompanhada de trecho da portaria.
Por meio de comunicado conjunto, segundo publicado pelo jornal Folha de S.Paulo, os dois países destacaram "a importância da reativação do comércio fronteiriço, especialmente para a preservação de postos de trabalho". Além disso, ambos os governos se comprometeram a empregar protocolos sanitários para evitar a propagação da COVID-19.