A rocha onde as pegadas foram encontradas possui entre 96 e 99 milhões de anos, informa um portal governamental da Argentina.
Durante uma patrulha da Prefeitura Naval Argentina (guarda costeira) pelo lago Ezequiel Ramos Mexia, os militares fizeram uma incrível descoberta: pegadas pré-históricas de um dinossauro bípede que habitou a zona há muitos milhões de anos.
Devido ao baixo nível da água, o achado foi feito na margem do lago, em uma zona de difícil acesso conhecida como Punta Lote, a aproximadamente 19 quilômetros de Villa El Chocón.
Suspeitando que se tratava de um descobrimento de grande interesse científico, os efetivos comunicaram com Juan Canal, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET, na sigla em espanhol) e diretor do Laboratório Paleontológico do Museu Mundial Paleontológico, Arqueológico e Histórico Ernesto Bachmann.
Após analisar as imagens tomadas pelos efetivos da autoridades marítima, o especialista indicou se tratavam de pegadas tridáctilas, originadas por um dinossauro bípede.