O idoso foi retirado dos escombros durante a noite e passa bem no hospital, segundo o ministro da Saúde da Turquia, que acrescentou que o sobrevivente, Ahmet Citim, lhe disse que "jamais perdeu a esperança". A operação que salvou Citim foi a última de uma série de resgates impressionantes que aconteceram após o terremoto de sexta-feira (30).
A VIDA GANHOU MAIS UMA VEZ. Por volta de 1h desta noite [horário local, 19h do dia 31 em Brasília], exatamente 34 horas após o terremoto, nosso tio Ahmet de 70 anos conseguiu sobreviver após ser retirado dos escombros com a ajuda das equipes de resgate. Fique bom logo, tio Ahmet. Obrigado pelas palavras que nos deixaram todos felizes: "Nunca perdi a esperança".
Ontem [31] à noite, por volta de 1h [horário local, 19h em Brasília], visitamos nosso tio Ahmet Citim, que foi resgatado 34 horas após o terremoto. Estivemos com ele durante a primeira intervenção médica no local. O estado geral é bom. Em pouco tempo ficará ainda melhor.
No entanto, após três dias do desastre, as equipes de resgate têm encontrado mais corpos do que sobreviventes em Izmir, a terceira maior cidade do país.
As buscas continuaram em oito edifícios atingidos, mas o trabalho precisou ser interrompido depois que as autoridades determinaram que havia risco de colapso total em estruturas próximas que também foram afetadas, o que forçou as equipes a recuar, segundo a agência AP.
A Presidência de Gerenciamento de Emergências e Desastres (AFAD, na sigla em turco) informou hoje (1º) que o número de mortos subiu para 73.
"De acordo com as últimas informações, 73 pessoas morreram e outras 961 ficaram feridas", disse a AFAD em comunicado.
Segundo o ministro de Meio Ambiente e Urbanização da Turquia, Murat Kurum, o sismo destruiu completamente ou danificou seriamente mais de 40 edificações, enquanto o número de construções parcialmente destruídas chega próximo de 1.000.