Segundo artigo do jornal Hurriyet Daily News, o mosaico de uma mulher, chamada por especialistas "Mona Lisa da antiguidade", atrai atenção pela sua postura, olhar e semelhança à mundialmente famosa Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci.
Especialistas pensam que, nos tempos antigos, o mosaico decorava o chão de um palacete dos séculos I d.C. e II d.C., sendo a mulher desenhada a dona da vila.
"Podemos chamar o mosaico de Mona Lisa de Kadirli", disse arqueólogo Umit Kaishoglu. "Esta área de mosaico é a única conhecida em Osmaniye, contando com figuras de pessoas. São os restos de palacete construído nos séculos I d.C. e II d.C."
Trabalhando na área do mosaico desde 2015, o arqueólogo detalhou: "A Direção do Museu Osmaniye iniciou múltiplas escavações quando as ruínas da antiga cidade de Flaviapolis, onde foi fundado distrito de Kadirli, foram declaradas em 2015 sítio de terceiro grau, ou seja, importantes."
Descrevendo mosaicos descobertos, especialista acrescentou que "há quatro tipos de mosaico no sítio. No centro de um mosaico, situa-se uma mulher, apelidada de Mona Lisa de Kadirli, porque seu olhar e postura são remanescentes das da original".