Ao fazer o apelo aos países integrantes do G20, a mandatária alemã ressaltou que a OMS ainda não tem o volume necessário de recursos para garantir que a vacina seja distribuída globalmente.
"Para conter a pandemia, cada país precisa ter acesso e poder pagar a vacina. Os fundos prometidos até agora ainda não são suficientes para isso. Peço, portanto, a todos que apoiem essa importante iniciativa. Essa assistência de curto prazo é do interesse de todos nós", disse Merkel em mensagem gravada durante evento sobre preparação e resposta à pandemia, paralelo à cúpula do G20.
Merkel também afirmou que é necessário garantir que o mundo esteja melhor preparado para situações de crises sanitárias graves como a da pandemia da COVID-19.
"E também é do nosso interesse melhorar a preparação global para uma pandemia a longo prazo. Para este fim, precisamos fortalecer de forma sustentável a Organização Mundial da Saúde", afirmou Merkel.
A chanceler acrescentou ainda que o mundo precisa de "melhor cooperação" e o G20 é capaz de fornecer apoio vital "nesta área". A pandemia da COVID-19 e a crise econômica deflagrada pela doença estão entre os principais temas da agenda da cúpula do G20, que teve início neste sábado (21).
Conforme apontam os dados da Universidade Johns Hopkins, foram registrados até agora, em todo o mundo, quase 58 milhões de casos da COVID-19, além de cerca de 1,37 milhão de mortes causadas pela doença.