Rússia espera retorno dos EUA ao acordo nuclear iraniano

"A Rússia acolheria o possível retorno dos Estados Unidos ao acordo nuclear com o Irã depois que o governo Trump se retirou do tratado", disse nesta quarta-feira (2) o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov.
Sputnik

"Nem é preciso dizer que gostaríamos de receber a possível decisão dos Estados Unidos de voltar a esse negócio", disse Antonov durante um evento on-line da Brookings Institution.

Antonov: "Hoje a questão diante de nós é se seremos capazes de salvar o sistema de controle de armas juntos". Discurso de abertura do embaixador Anatoly Antonov no Brookings Institute. Conferência sobre o estado atual das relações Rússia-EUA.

A declaração do embaixador da Rússia foi feita no mesmo dia em que Joe Biden confirmou sua vontade de fazer os EUA retornarem ao Plano de Ação Conjunto Global.

​Antes da eleição de 3 de novembro, o presidente eleito Joe Biden havia afirmado que os Estados Unidos voltariam a aderir ao acordo nuclear com o Irã, como ponto de partida para negociações posteriores com o país.

O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), foi assinado em julho de 2016 com os Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha. O tratado impôs restrições ao programa nuclear do Irã em troca de sanções.

Os EUA chegaram ao tratado durante a administração do presidente Barak Obama, quando Joe Biden atuou como vice-presidente. O atual presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo em 2018 e, desde então, passou a adotar uma postura de pressão contra o Irã.

Rússia espera retorno dos EUA ao acordo nuclear iraniano
Comentar