Descoberta na Índia inscrição de pedra de uma das dinastias mais longas de todos os tempos (FOTO)

Uma equipe de arqueólogos encontrou na Índia uma inscrição em pedra do séc. XIII, pertencente à dinastia Chola, que falava sobre um canal e lagos conectados.
Sputnik

Arqueólogos no sul da Índia encontraram uma inscrição em pedra do ano 1260 d.C., referente ao reinado de Rajendra Cholan III, então líder da dinastia Chola, relata o jornal The New Indian Express.

Descoberta na Índia inscrição de pedra de uma das dinastias mais longas de todos os tempos (FOTO)

A inscrição, encontrada no atual vilarejo de Mookanur teria sido feita pelo rei Vanenja Perumalana Vanakovarayan, e faz referência a um canal e lagos conectados.

"Durante seu governo, foi construído um canal na parte sul do lago Arni, e o canal foi ligado a um lago em Moorkanur [nome usado na época]. Outro canal, escavado no sul do lago em Moorkanur, estava ligado a um lago em Kaduvanur", diz o professor T. Ramesh, do departamento de História da Faculdade de Artes do Governo de Villupuram, Índia, explicando a inscrição.

A equipe de pesquisa era composta pelo professor Ramesh, pelo seu aluno Kumaraguru, por Jothiprakash do vilarejo de Mundiyampakkam e por Mubarak, do município de Villupuram, todos do estado de Tamil Nadu.

A dinastia Chola governou o Sul da Índia moderna entre o séc. IV a.C. e 1279 d.C, tendo sido uma das dinastias mais longas da história da humanidade. Rajendra Cholan III, último rei da dinastia, governou entre 1246 d.C. e 1279 d.C.

Comentar