"Podemos confirmar [a presença de] partículas semelhantes a areia preta que se acredita serem provenientes do asteroide Ryugu", anuncia o comunicado da agência, que também compartilhou uma imagem de dentro da cápsula.
A cápsula aterrissou no dia 6 de dezembro no deserto do sul da Austrália, com peso que não supera 0,1 grama. Essas são as primeiras amostras retiradas de material subterrâneo de um asteroide.
Um grande número das partículas está confirmado na "câmara A das amostras" dentro da cápsula coletada (11h10, 15 de dezembro [23h10, horário de Brasília]). Acredita-se que esta seja a amostra da primeira aterrissagem em Ryugu. Na foto, parece marrom, mas nosso time diz "preta"! O retorno da amostra é um grande sucesso!
Os cientistas esperam que o material recolhido possa contribuir às pesquisas sobre a origem da vida na Terra, já que o Ryugu, que tem cerca de 4,6 bilhões de anos, teria sofrido mudanças mínimas desde a formação do Sistema Solar.
A Hayabusa2 foi lançada rumo ao asteroide em dezembro de 2014, a partir da ilha japonesa de Tanegashima. Durante sua missão, realizou duas aterrissagens bem-sucedidas na superfície do Ryugu, a fim de obter amostras de camadas mais profundas do corpo cósmico.
A sonda continuará sua jornada no espaço aberto, iniciando a exploração de outro asteroide distante, chamado 1998 KY26.