Presidente de Israel é vacinado contra COVID-19 em 1º dia de imunização em massa no país

O presidente israelense Reuven Rivlin recebeu sua primeira injeção da vacina contra a COVID-19 da Pfizer/BioNTech no domingo (20), dia em que o programa de vacinação em massa começou oficialmente no país.
Sputnik

O presidente israelense fez o anúncio de sua vacinação através das redes sociais, encorajando a população a também ser vacinada.

​Eu tomei a vacina contra o coronavírus. Caros israelenses, vão e sejam vacinados também.

De acordo com o gabinete do presidente, a vacina foi administrada no Hadassah Medical Center, no bairro de Ein Kerem, em Jerusalém. Em outra postagem, Rivlin acrescentou que compreende as preocupações em torno do imunizante, mas afirmou que a vacina passou por um processo meticuloso de avaliação antes de ser aprovada no país.

​As preocupações são legítimas, mas lembrem-se de que as vacinas em Israel passaram por um processo meticuloso, por uma checagem rigorosa e foram aprovadas pela FDA [Administração de Alimentos e Medicamentos] nos EUA e pelo Ministério da Saúde de Israel, para quem o valor da vida humana, a confiança e a precisão são guias mestras. Nós podemos confiar neles.

No sábado (19), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se tornou o primeiro israelense a se vacinar contra o novo coronavírus. Um dia após sua inoculação, Netanyahu declarou durante reunião de gabinete sobre a pandemia que está se sentindo bem. A declaração foi repercutida pela conta oficial do premiê de Israel nas redes sociais.

​O primeiro-ministro Netanyahu, na reunião de gabinete sobre o coronavírus: ontem recebi a primeira vacina anti-coronavírus em Israel. Sinto-me ótimo. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que se vacinem. Se vacinarmos todos, ou pelo menos a maioria de nós, derrotaremos a pandemia.

Presidente de Israel é vacinado contra COVID-19 em 1º dia de imunização em massa no país

Profissionais de saúde, estudantes de medicina, funcionários de centros geriátricos e servidores públicos receberão as vacinas durante a primeira fase da campanha de vacinação em Israel. Pessoas com mais de 60 anos e outros grupos de alto risco para COVID-19 receberão a vacina durante a segunda fase. Espera-se que professores, assistentes de jardim de infância, assistentes sociais, agentes carcerários e presidiários sejam vacinados em seguida.

Os primeiros carregamentos da vacina da Pfizer/BioNTech chegaram a Israel na semana passada. No total, o governo israelense assinou um acordo para oito milhões de doses. Israel também concluiu acordos com outras empresas que desenvolvem possíveis vacinas, incluindo a empresa norte-americana Moderna. Há também uma vacina sendo desenvolvida pelo próprio país, que concluiu a primeira fase de testes clínicos no dia 14 de dezembro.

Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, Israel tem 373.655 casos confirmados no novo coronavírus e 3.082 mortes causadas pela doença.

Comentar