O presidente israelense fez o anúncio de sua vacinação através das redes sociais, encorajando a população a também ser vacinada.
I got the corona vaccine. Dear Israelis, go and get vaccinated too. pic.twitter.com/yhRny4ynMN
— Reuven Rivlin (@PresidentRuvi) December 20, 2020
Eu tomei a vacina contra o coronavírus. Caros israelenses, vão e sejam vacinados também.
De acordo com o gabinete do presidente, a vacina foi administrada no Hadassah Medical Center, no bairro de Ein Kerem, em Jerusalém. Em outra postagem, Rivlin acrescentou que compreende as preocupações em torno do imunizante, mas afirmou que a vacina passou por um processo meticuloso de avaliação antes de ser aprovada no país.
Concerns are legitimate, but remember that the vaccines in Israel have gone through meticulous processes, passed stringent checks and been approved by the US @FDA and the @IsraelMOH for whom the value of human life, trust and accuracy are guiding lights. We can trust them. pic.twitter.com/3RIZcV5ips
— Reuven Rivlin (@PresidentRuvi) December 20, 2020
As preocupações são legítimas, mas lembrem-se de que as vacinas em Israel passaram por um processo meticuloso, por uma checagem rigorosa e foram aprovadas pela FDA [Administração de Alimentos e Medicamentos] nos EUA e pelo Ministério da Saúde de Israel, para quem o valor da vida humana, a confiança e a precisão são guias mestras. Nós podemos confiar neles.
No sábado (19), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se tornou o primeiro israelense a se vacinar contra o novo coronavírus. Um dia após sua inoculação, Netanyahu declarou durante reunião de gabinete sobre a pandemia que está se sentindo bem. A declaração foi repercutida pela conta oficial do premiê de Israel nas redes sociais.
Prime Minister Netanyahu, at the Corona Cabinet meeting:
— PM of Israel (@IsraeliPM) December 20, 2020
"Yesterday I received the first anti-coronavirus vaccine in Israel. I feel great. I call on all citizens of Israel to go and be vaccinated. If we vaccinate everyone, or at least most of us, we will defeat the pandemic.
O primeiro-ministro Netanyahu, na reunião de gabinete sobre o coronavírus: ontem recebi a primeira vacina anti-coronavírus em Israel. Sinto-me ótimo. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que se vacinem. Se vacinarmos todos, ou pelo menos a maioria de nós, derrotaremos a pandemia.
Profissionais de saúde, estudantes de medicina, funcionários de centros geriátricos e servidores públicos receberão as vacinas durante a primeira fase da campanha de vacinação em Israel. Pessoas com mais de 60 anos e outros grupos de alto risco para COVID-19 receberão a vacina durante a segunda fase. Espera-se que professores, assistentes de jardim de infância, assistentes sociais, agentes carcerários e presidiários sejam vacinados em seguida.
Os primeiros carregamentos da vacina da Pfizer/BioNTech chegaram a Israel na semana passada. No total, o governo israelense assinou um acordo para oito milhões de doses. Israel também concluiu acordos com outras empresas que desenvolvem possíveis vacinas, incluindo a empresa norte-americana Moderna. Há também uma vacina sendo desenvolvida pelo próprio país, que concluiu a primeira fase de testes clínicos no dia 14 de dezembro.
Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, Israel tem 373.655 casos confirmados no novo coronavírus e 3.082 mortes causadas pela doença.