Telescópio japonês mostra imagens do novo asteroide-alvo da sonda Hayabusa2 (VÍDEO)

Com a ajuda do telescópio Subaru, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, localizado no Havaí (EUA), foram captadas imagens impressionantes do 1998 KY26, o futuro asteroide-alvo a ser estudado pela sonda Hayabusa2.
Sputnik

O 1998 KY26 é uma rocha espacial quase esférica e potencialmente metálica, pertencente ao grupo Apollo, um grupo de asteroides próximos à Terra.

O objeto espacial tem um diâmetro de aproximadamente 30 metros e orbita o Sol a uma distância de 1-1,5 UA (unidades astronômicas). Uma unidade astronômica corresponde a cerca de 149,6 milhões de quilômetros.

O referido asteroide é um dos dois alvos do estudo detalhado da missão Hayabusa2.

​Telescópio Subaru obteve imagens do asteroide 1998 KY26, o alvo da missão estendida da Hayabusa2. Os dados de posicionamento do 1998 KY26 coletados durante as observações serão usados para determinar os elementos orbitais deste objeto.

"Depois de enviar a cápsula à Terra [com as amostras do asteroide Ryugu], Hayabusa2 partiu rumo ao novo objeto-alvo, um asteroide pequeno conhecido como 1998 KY26", disse Michitoshi Yoshida, administrador do Telescópio Subaru e astrônomo do Observatório Astronômico Nacional do Japão.

"Esta será a primeira missão a este pequeno asteroide, por isso é muito importante tanto em termos de ciência como de defesa planetária", explicou, relata portal Sci-News. 

A Hayabusa2 foi lançada rumo ao asteroide em dezembro de 2014, a partir da ilha japonesa de Tanegashima. Durante sua missão, realizou duas aterrissagens bem-sucedidas na superfície do Ryugu, a fim de obter amostras de camadas mais profundas do corpo cósmico.

Comentar