"O primeiro-ministro Boris Johnson falou com o premiê [Narendra] Modi esta manhã, para expressar seu pesar por não poder visitar a Índia no final deste mês como planejado", declarou nesta terça-feira (5) uma porta-voz de Downing Street, segundo publicou a Reuters.
Segundo a porta-voz, por causa do lockdown nacional anunciado na noite de segunda-feira (4) e da velocidade com que a nova variante do coronavírus está se espalhando, o primeiro-ministro britânico disse que era importante para ele permanecer no Reino Unido para que pudesse se concentrar na resposta doméstica ao vírus.
Johnson anunciou um novo bloqueio em toda a Inglaterra após o surgimento da nova cepa do coronavírus, explicando que uma ação urgente era necessária para evitar o número crescente de casos que sobrecarrega os serviços de saúde do país.
Johnson ainda espera visitar a Índia no primeiro semestre de 2021, antes de Modi participar da Cúpula do G7 no Reino unido no final deste ano, conforme noticiado pela AFP.
O premiê britânico era um dos convidados para as celebrações anuais do Dia da República na Índia, em 26 de janeiro, logo depois de o Reino Unido ter deixado o mercado único da União Europeia (UE). O país busca novos acordos comerciais em todo o mundo, especialmente na Ásia, continente que está em rápido crescimento.
Ao anunciar a viagem no mês passado, Johnson disse que a visita apresentaria o "Reino Unido global" e ajudaria a dar um "salto quântico" nas relações do seu país com a Índia.