Em relação aos danos causados pela explosão planejada na usina nuclear de Akkuyu foi aberta uma investigação, segundo informou a administração do governador da província.
"O trabalho da comissão começou para identificar os danos de prédios e estufas na região do povoado de Buyukeceli como resultado das consequências da explosão planejada durante construção no território da usina nuclear de Akkuyu. O dano a nossos cidadãos será compensado", de acordo com o comunicado.
Foi revelado que, para realização de investigações, foi nomeada uma comissão do Departamento Especial de Supervisão de Segurança da Direção-geral de Segurança.
"Este assunto será estudado em todos os aspectos e as ações necessárias serão tomadas em relação aos responsáveis", segundo o documento.
A usina nuclear de Akkuyu é a primeira usina nuclear a ser construída na Turquia. O projeto de Akkuyu inclui quatro unidades de energia com reatores do projeto russo VVER-1200 da geração 3+. A potência de cada unidade de energia corresponde a 1.200 MW.
Akkuyu é o primeiro projeto na indústria nuclear mundial realizado com o modelo build-own-operate (construir-possuir-operar, em inglês). O projeto custa cerca de US$ 20 bilhões (R$ 106 bilhões). A construção da usina nuclear com participação da corporação russa Rosatom começou em abril de 2018.