Recentemente, nos céus do mar do Sul da China, um avião de reabastecimento da Força Aérea dos EUA se aproximou perigosamente de um avião de passageiros de Taiwan, passando a apenas algumas centenas de metros da aeronave civil.
Na manhã do dia 13 de janeiro, na área ao sul de Taiwan, uma aeronave KC-135 Stratotanker da Força Aérea dos EUA ficou a apenas 76 metros de um avião comercial da EVA Air, que voava de Taipé para Singapura. O incidente foi reportado primeiramente pelo Avio Blog, usando os dados ADS-B.
Dados do ADS-B registrados no dia 13 de janeiro, mostram o avião de reabastecimento da Força Aérea dos EUA KC-135 (PEARL50) se aproximando a menos de 250 pés verticalmente do voo da EVA Air de Taiwan BR225, com ambas as aeronaves cruzando a região sul de Taiwan nesta manhã.
De acordo com o Flight Aware, o Boeing 777-300ER da EVA Air estava voando a 36.000 pés (10.972 metros) de altitude no momento em que se cruzou com o KC-135, com o código de identificação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) PEARL50, que voava a apenas 35.750 pés (10.896 metros).
"As regras da OACI especificam que a aeronave voando acima do FL290 [29.000 pés] deve manter uma separação vertical de 2.000 pés [609 metros]", observou o Avio Blog, ressaltando que a aeronave norte-americana estava mantendo uma separação de apenas 250 pés (76 metros).
O áudio do incidente foi registrado pelo controle de tráfego aéreo em Taipé. Na gravação, uma controladora pode ser escutada dizendo que uma aeronave não identificada estava interferindo com a região de informação de voo (FIR, na sigla em inglês) de Taipé, e que esta precisa "partir imediatamente" e "se identificar".
Um áudio supostamente gravado pelo controle de tráfego aéreo de Taipé estava circulando nas redes sociais. Podemos ouvir claramente que a controladora estava dizendo para a aeronave não identificada que estava interferindo com a FIR de Taipé no 1400 sobre a KABAM.
O KC-135 é uma versão modificada do Boeing 707, capaz de transportar 90 719 kg (200 000 lb) de carga máxima de combustível. O número de passageiros no avião da EVA Air não foi revelado, mas a aeronave pode transportar mais de 396 passageiros.
As aeronaves de reabastecimento norte-americanas voam regularmente ao longo da região norte do mar do Sul da China, perto de Taiwan, onde fornecem apoio a diversos aviões de vigilância, que conduzem patrulhas diárias.
Anteriormente, no dia 13 de janeiro, o KC-135 em questão entrou no mar do Sul da China com um avião espião RC-135 Rivet Joint.
Esta não é a primeira vez que aeronaves norte-americanas violam as regras de segurança da OACI. Em setembro de 2020, um avião espião dos EUA realizou operações alterando os códigos de identificação atribuindo-o a aeronaves civis da Malásia, enquanto circulava no espaço aéreo internacional entre Hainan e as ilhas Paracel.
Em agosto de 2020, Pequim emitiu um veemente protesto depois de um avião de reconhecimento U-2 Dragon Lady ter sobrevoado a chamada "zona de exclusão aérea" durante um exercício militar chinês no mar de Bohai.