Em conversa telefônica, os dois presidentes expressaram satisfação pela troca de notas diplomáticas sobre concordância de extensão do Novo START (Tratado de Redução de Armas Estratégicas).
Nos próximos dias, as partes concluirão todos os procedimentos necessários para garantir o funcionamento desse importante mecanismo jurídico internacional para a limitação mútua de arsenais de mísseis nucleares.
De acordo com o Kremlin, foram discutidos nessa ligação temas de destaque da agenda bilateral e internacional. Por exemplo, foram consideradas as possibilidades de cooperação entre Rússia e Estados Unidos na luta contra a pandemia do novo coronavírus e em outras áreas, como a comercial e econômica.
Entre os temas internacionais, os dois líderes debateram a retirada unilateral dos EUA do Tratado de Céus Abertos, o problema da preservação do acordo sobre o programa nuclear iraniano, a situação na Ucrânia e a iniciativa russa de realizar uma cúpula com os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
No geral, ainda segundo o governo russo, a conversa entre Putin e Biden teve natureza franca. Os dois concordaram em manter contatos e o presidente russo destacou a importância da normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos não apenas em termos de interesses bilaterais mas, levando em conta suas responsabilidades, também no melhor interesse da comunidade internacional.