Biden acusa Rússia de querer minar 'projeto europeu'

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou hoje a Rússia de tentar minar a "unidade transatlântica" e o "projeto europeu", e destacou que a defesa da soberania da Ucrânia continua sendo uma preocupação vital para os EUA.
Sputnik

As declarações foram dadas durante participação do chefe de Estado americano na Conferência de Segurança de Munique, grande fórum mundial dedicado a política externa e segurança que, neste ano, está sendo realizado virtualmente — por conta da pandemia —, com foco na relação da Europa com os Estados Unidos.

"[Vladimir] Putin busca enfraquecer o projeto europeu e a aliança da OTAN. Ele quer minar a unidade transatlântica e nossa determinação porque isso é muito mais fácil para o Kremlin e os Estados intimidadores do que negociar com uma comunidade transatlântica forte e intimamente unida", disse Biden. 

De acordo com o presidente norte-americano, por causa dessa suposta postura de Moscou, defender a soberania e integridade territorial da Ucrânia — país que afirmam ser alvo de intervenções da Rússia — "continua sendo uma preocupação vital para a Europa e os Estados Unidos".

Comentar