Mídia americana sugere como EUA podem vencer 'competição feroz' contra Rússia e China no Ártico

Especialistas norte-americanos sugeriram em quais condições os Estados Unidos podem "vencer" a Rússia e a China na região do Ártico, escreve o The National Interest.
Sputnik

Assim, Robert C. O'Brien, ex-conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, e Ryan Tully, ex-diretor para assuntos europeus e russos do Conselho de Segurança Nacional, notaram que as autoridades norte-americanas já alugaram dois quebra-gelos a fim de realizar inspeção permanente da região.

Além disso, os Estados Unidos tencionam desenvolver sua própria frota no Ártico que se planeja basear no Alasca.

"Geografia e estruturas de governança multilaterais criam oportunidades para os Estados Unidos e seus aliados, mas aproveitar essas oportunidades vai exigir diplomacia dedicada e presença persistente na região", escrevem os autores do artigo.

Adicionalmente, os especialistas destacaram que o Ártico tem importância não apenas pelas rotas de navegação estratégicas que se abrem graças às mudanças climáticas, mas também devido às grandes reservas de recursos energéticos, metais preciosos e depósitos de materiais de terras raras.

Mídia americana sugere como EUA podem vencer 'competição feroz' contra Rússia e China no Ártico

Entretanto, de acordo com os especialistas, a defesa dos interesses norte-americanos na região é mais complexa porque lá a "competição entre grandes potências" é feroz, enquanto os gastos de defesa de todas as três principais nações estão aumentando cada vez mais.

Comentar