Arqueólogos descobriram ferramentas de pedra de mais de dez mil anos em uma caverna na província de Trabzon, nordeste da Turquia, relatou na quinta-feira (11) o jornal Daily Sabah.
Foram encontrados em uma caverna, localizada na área rural de Koskarli, perto da vila de Duzkoy, 103 instrumentos de obsidiana e sílex do décimo milênio a.C., muitos dos quais vinham de outras regiões da atual Turquia, disse a equipe de pesquisadores liderada por Hulya Caliskan Akgul e Serkan Demirel, ambos do Departamento de Arqueologia da Universidade Técnica de Karadeniz em Trabzon, Turquia.
"As ferramentas que encontramos são de uma época em que as pessoas ainda eram caçadores-coletores, mas melhoraram suas habilidades nesse campo. Os instrumentos eram mais finamente trabalhados em comparação com outras ferramentas do mesmo período encontradas em outros lugares", comentou Akgul.
Após os pesquisadores enviarem sete ferramentas ao professor Tristan Carter da Universidade McMaster, Canadá, especializado em pré-história do Oriente Médio e obsidianas, este apontou que cinco delas, usadas para "cortar", vinham da região da Capadócia, centro da atual Turquia, enquanto as outras duas provavelmente seriam originárias das atuais Geórgia e Arménia, cerca de 310 quilômetros a leste de Trabzon.
Além disso, Trabzon não tinha fontes de obsidiana. Isso sugere uma alta mobilidade entre locais da Anatólia habitados há milhares de anos, sublinharam os arqueólogos.
O local tem estado em escavação desde 2018 e é previsto que as pesquisas continuem no futuro.
Trata-se da mesma época em que havia outro assentamento humano em Gobekli Tepe, no sudeste da atual Turquia, um dos mais antigos encontrados no mundo.
Pouco se sabe sobre a região de Trabzon antes do século VII a.C., sendo que na época foram criadas colônias dos ionianos, que entraram na Anatólia a partir do ocidente. Mais tarde, Trabzon foi invadida pelos impérios romano e bizantino, com a dinastia bizantina local dos Сomnenos sendo derrubada pelo Império Otomano em 1461 que, por sua vez, deu lugar à Turquia moderna em 1923.