Primeiro narcossubmarino construído na Europa é apreendido na Espanha (VÍDEO)

O submarino do narcotráfico foi encontrado na cidade de Málaga como parte da Operação FERRO, um plano policial de alto nível coordenado pela Agência Policial Europeia, a Europol.
Sputnik

A Polícia Nacional da Espanha informou sobre a apreensão do primeiro navio semissubmersível construído por máfias de narcotraficantes na Europa, encontrado na cidade espanhola de Málaga.

A apreensão aconteceu durante procedimentos executados entre a polícia espanhola em conjunto a Europol e "forças policiais de outros cinco países", de acordo com o comunicado emitido pela Europol.

A embarcação foi encontrada no âmbito da Operação FERRO, uma ação policial de alto nível executada contra "um grupo do crime organizado envolvido no tráfico de drogas em grande escala", segundo o comunicado.

A operação foi realizada por "mais de 300 policiais" na Espanha com apoio de forças de segurança da Colômbia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês), informou a agência.

Durante os diferentes procedimentos efetuados como parte da ação, 52 pessoas foram presas durante sete buscas domiciliares realizadas em diferentes cidades do país.

As cidades e a quantidade de pessoas detidas nas mesmas respectivamente foram: Tarragona (seis), Barcelona (11), Gerona (três), Málaga (11), Castellón (quatro), Murcia (sete), Cádiz (sete), Granada (uma) e Badajoz (uma), segundo a Europol.

No total, foram apreendidas duas embarcações, o semissubmersível de Málaga e uma lancha avaliada em de mais de 300 mil euros (cerca de R$ 2 milhões), que foi encontrada na província de Múrcia.

Além disso, foram coletados 700 quilos de haxixe, mais de três toneladas de cocaína e mais de 100 mil euros em dinheiro (cerca de R$ 670 mil).

Comentar