Nesta quinta-feira (1º), a revista The National Interest publicou um artigo mencionando que em 2019 mídias taiwanesas reportaram discussão entre Taipé e Pyongyang sobre transferência de tecnologia de submarinos norte-coreana para Taiwan.
A Marinha de Taiwan emitiu um comunicado de imprensa para refutar oficialmente a notícia falsa "Coreia do Norte ajuda Taiwan a construir submarinos" do The National Interest. Nós nunca tivemos nenhum contato com a Coreia do Norte e apenas cooperamos com parceiros europeus e norte-americanos em relação a nossa pesquisa e desenvolvimento de submarinos.
Em 2016, Taiwan iniciou seu projeto de submarino nacional a fim de reforçar sua frota envelhecida, que consiste em quatro submarinos, com oito novas embarcações. O primeiro submarino, que custará a Taipé US$ 1,7 bilhão (R$ 9,7 bilhões), espera-se estar pronto em 2024 e entrar em serviço em 2025. A construção começou no estaleiro da CSBC Corporation em novembro passado.
Os EUA, bem como muitos outros Estados, não reconhecem Taiwan como uma nação soberana e oficialmente aderem à política de "China única". No entanto, Washington tem mantido relações informais com a ilha de Taiwan, vendendo-lhe armas no valor de bilhões de dólares.
A China, que considera Taiwan sua província separatista, irrita-se com a cooperação da ilha com Washington.