Exportações de gás russo para Europa aumentam 30% em 2021, diz empresa estatal

A maioria dos suprimentos foi entregue pelo gasoduto subaquático Nord Stream, que liga a Rússia e a Alemanha através do mar Báltico, contornando os países vizinhos.
Sputnik

A empresa estatal de energia russa Gazprom aumentou o envio de gás natural para a Europa em 30,7% no primeiro trimestre deste ano, mostram dados preliminares.

O aumento impressionante de um ano para outro, para quase 53 bilhões de metros cúbicos de gás natural, deveu-se às temperaturas muito baixas na Europa durante o inverno deste ano (entre dezembro e março). Em março, os envios de gás russo totalizaram 18,2 bilhões de metros cúbicos, atingindo um valor histórico, afirmou a empresa.

A Alemanha, maior importador de gás russo, quase triplicou suas compras deste combustível nos primeiros três meses de 2021.

As exportações de gás russo para a Sérvia tiveram um aumento significativo de 71,3%, enquanto para a Bulgária e a Grécia aumentaram 52,4% e 23,4%, respectivamente, visto que o gasoduto TurkStream (Corrente Turca) tornou-se operacional.

Exportações de gás russo para Europa aumentam 30% em 2021, diz empresa estatal

A Romênia, que tem falado repetidamente sobre sua autossuficiência energética, aumentou as compras de gás russo em uns assombrosos 90%. Os fornecimentos são realizados através da Ucrânia e da Moldávia, um método muito mais caro do que a entrega através do TurkStream.

As exportações da estatal russa para a Turquia mais do que dobraram no primeiro trimestre de 2021. O aumento de 106,6% tornou a Gazprom a principal fornecedora de energia do país, apesar dos esforços de diversificação empreendidos por Ancara. Até agora, as importações turcas de energia do Azerbaijão não conseguiram afastar o gás russo do mercado turco.

Em 2020, a Gazprom diminuiu as exportações de gás para 179,3 bilhões de metros cúbicos, dado que a pandemia do novo coronavírus teve um impacto altamente negativo na demanda de energia entre os consumidores internacionais.

Comentar