Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta quarta-feira (14), marcada pela CPI da Pandemia, pela vacinação com Sputnik V em Niterói e pelo diálogo entre Biden e Putin.
Sputnik

Comunidade internacional isola Brasil em meio à pandemia

Na terça-feira (13), a França anunciou a suspensão de todos os voos de e para Brasil por conta da disseminação da variante brasileira do coronavírus. Além da medida do governo francês, a identificação de um surto da variante brasileira do coronavírus, a P.1, em um resort de esqui no Canadá levou o estabelecimento a fechar suas portas na última segunda-feira (12). O advogado especialista em Direito Internacional Público e coordenador do curso de Direito da Ibmec-SP, Alan Vendrame, afirmou à Sputnik Brasil que as restrições ligadas ao Brasil são um reflexo do modo como a pandemia vem sendo encarada pelo governo brasileiro, sobretudo pela falta de medidas de controle da disseminação do coronavírus. O advogado disse acreditar que a tendência do Brasil é continuar isolado da comunidade internacional enquanto a disseminação da nova variante continuar descontrolada.

  • Nesta terça-feira (13), o Brasil registrou 3.687 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horas, totalizando 358.718 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes nos últimos sete dias chegou a 3.051. Este é o quarto dia consecutivo em que a média móvel de mortes pela doença fica acima da marca de três mil. Com relação à média de 14 dias atrás, a alta é superior a 3%, o que indica uma tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

CPI da Pandemia

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), oficializou na terça-feira (13) a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, destinada a apurar as ações e eventuais omissões do Palácio do Planalto durante o enfrentamento da COVID-19. O requerimento, feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirma que a CPI tem como objetivo "apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da COVID-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para os pacientes internados". Durante a leitura do ato de criação da CPI, Pacheco disse que a comissão também vai investigar possíveis irregularidades em estados e municípios, conforme proposta do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), desde que "limitado às fiscalizações de recursos da União repassados aos demais entes federados para o combate à pandemia".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Bolsonaro tem última chance de mostrar compromisso ambiental

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, disse que a Cúpula de Líderes sobre o Clima, agendada pelo presidente norte-americano Joe Biden para ocorrer na próxima semana, é a última chance do Brasil mostrar que se preocupa com o desmatamento na Amazônia. A declaração de Chapman foi feita no último domingo (11) durante uma reunião virtual privada com políticos, economistas, diplomatas e empresários brasileiros. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo com base em depoimentos de pessoas presentes no encontro. Todd Chapman disse que há uma percepção de que o desmatamento ilegal na Amazônia cresceu e que não é decorrente de "um problema de comunicação", como justificam integrantes do governo federal brasileiro.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Rio de Janeiro anuncia vacinação com Sputnik V

A cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, divulgou um calendário na noite da segunda-feira (12) anunciando que imunizaria a população do município com a Sputnik V. De acordo com uma publicação nas redes sociais, a cidade planeja vacinar toda a população até novembro, apesar do imunizante não ter sido aprovado pela Anvisa. A prefeitura ainda sustenta que a expectativa é de que em maio cheguem os primeiros lotes das novas vacinas. Vale lembrar que Maricá, cidade vizinha de Niterói, também fechou um contrato de compra de 500 mil doses da Sputnik V. Após ter o pedido de importação negado, a cidade recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o aval de compra da vacina.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Biden quer encontro com Putin

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou na terça-feira (13) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Eles falaram sobre o controle de armas e questões de segurança global. Vladimir Putin e Joe Biden discutiram por telefone a intenção de buscar um diálogo estratégico de estabilidade em uma série de questões, entre elas, o controle de armas e a segurança global emergente, disse a Casa Branca em um comunicado na terça-feira (13). A conversa foi apenas a segunda entre os dois líderes desde que o norte-americano se tornou presidente, em 20 de janeiro. Ela acontece em meio às crescentes acusações dos EUA contra a Rússia em relação à Ucrânia.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

OTAN e EUA vão debater sobre Afeganistão e Ucrânia

Nesta quarta-feira (14), em Bruxelas, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, participarão de uma videoconferência com os chefes de Estado da OTAN para discutir a situação na Ucrânia e o futuro da aliança no Afeganistão.

  • O presidente Joe Biden "chegou à conclusão de que os Estados Unidos concluirão sua retirada — removerão suas forças do Afeganistão — antes de 11 de setembro", disse o funcionário a repórteres, citado pela AFP. Nesta quarta-feira (14), o chefe de Estado americano deverá fazer um pronunciamento anunciando que todas as forças dos EUA, em coordenação com as dos seus aliados ocidentais, deixarão o território afegão. Apenas um número limitado de soldados deverá permanecer para fazer a segurança das instalações diplomáticas dos EUA.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Ex-oficiais dos EUA chegam a Taiwan

Uma delegação de ex-oficiais dos EUA chegou a Taiwan para uma missão do presidente Joe Biden. Enquanto os emissários de Biden seguem para Taiwan, a China conduz "exercícios de combate". Os chineses relataram exercícios militares nas proximidades de Taiwan nesta quarta-feira (14), horas antes da chegada dos emissários de Biden a Taipé.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril

Irã responde a ataque israelense elevando enriquecimento de urânio a 60%

O Irã alertou que vai iniciar o enriquecimento de urânio a mais de 60% de pureza, dois dias depois de uma explosão causada possivelmente por Israel atingir a instalação nuclear de Natanz. Hassan Rouhani, presidente do Irã, afirmou que o enriquecimento de urânio a mais de 60% é uma resposta ao "terrorismo nuclear" israelense.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 14 de abril
Comentar