Psaki disse ainda que a Casa Branca enxerga a proposta de reunião entre Biden e o presidente russo, Vladimir Putin, como uma oportunidade de retorno da Rússia à comunidade global.
"Acho que a visão do presidente é que a Rússia está fora da comunidade global em muitos aspectos neste momento. É o G7, não o G8. O que o presidente está oferecendo é uma ponte para o retorno, então certamente ele acredita que é do interesse deles [Rússia] aceitar essa oferta" disse Jen Psaki em uma coletiva de imprensa.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia dito mais cedo nesta sexta-feira (16) que a Rússia não estabelece nenhuma pré-condição para o possível encontro entre Putin e Biden. Peskov informou ainda que Putin precisará de algum tempo para analisar a proposta sobre a reunião.
Nos últimos dias, EUA e Rússia têm imposto sanções um sobre o outro. Na quinta-feira (15), o governo Biden anunciou que expulsaria dez diplomatas russos, além de adotar sanções contra 32 entidades e indivíduos da Rússia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira (16) uma resposta "na mesma moeda": dez diplomatas norte-americanos serão convidados a se retirar do território russo.