Um drone lançou explosivos perto de forças norte-americanas estacionadas no aeroporto internacional de Arbil, no norte do Iraque, na noite de quarta-feira (14), disseram autoridades curdas, sem relatos imediatos de vítimas, relata a agência Reuters.
Um outro ataque com foguete matou um soldado turco em uma base militar próxima, afirmou o Ministério da Defesa turco.
Este foi o primeiro ataque conhecido realizado por um drone não tripulado contra as forças dos EUA em Arbil. O Ministério do Interior do governo autônomo regional do Curdistão, com sede em Arbil, disse em um comunicado que o drone transportava TNT.
Série de ataques
Vários foguetes atingiram a mesma base militar liderada pelos EUA nas proximidades do aeroporto de Arbil em fevereiro, matando um empreiteiro, que não era norte-americano, que trabalhava com os militares dos EUA.
Pouco antes do ataque de quarta-feira (14) em Arbil, pelo menos dois foguetes caíram sobre e perto de uma base a oeste da cidade que hospeda as forças turcas, disseram autoridades de segurança iraquianas. Esse ataque matou um soldado turco, comunicou Ancara. A Turquia tem tropas no Iraque como parte de um contingente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
As milícias apoiadas pelo Irã se opõem à presença dos EUA e da Turquia no local e exigem a retirada total de todas as tropas estrangeiras.