De acordo com os pesquisadores da Universidade Adnan Menderes, a estrutura apresenta bom estado de conservação e está parcialmente enterrada em um bosque da região.
O anfiteatro turco, de 1.800 anos, foi encontrado durante uma expedição ocorrida em 2020, para fins arqueológicos em Mastaura.
A arena, que possui o característico estilo de anfiteatro circular similar ao usado em construções romanas, estava coberta por "arbustos e árvores", conforme contou o arqueólogo Sedat Akkurnaz, da Universidade Adnan Menderes.
Os pesquisadores estimam que a arena tenha sido construída por volta do ano 200 d.C., durante a Dinastia Severa, segundo o portal Live Science.
Durante a limpeza do local, para que o mesmo pudesse ser estudado, os especialistas encontraram uma espécie de sala de entretenimento para espectadores que possuíam privilégios, bem como salas de espera para os gladiadores.
O próximo passo da equipe, após desenterrar o anfiteatro, é iniciar os trabalhos de conservação e preservação da arena, além de uma varredura a laser da estrutura, para criar uma imagem 3D da mesma.