COVID-19: Tóquio e outras 3 cidades do Japão entram em estado de emergência a 90 dias das Olimpíadas

Às vésperas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, um estado de emergência de quase três semanas entra em vigor nas cidades japonesas de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo neste domingo (25).
Sputnik

Esta é a terceira vez que a medida entra em vigor em cidades japonesas. O país passa por um aumento nos casos de COVID-19: neste sábado (24), o país registrou 5.014 novos diagnósticos positivos da doença, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Durante as próximas semanas, estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas, grandes shoppings e parques temáticos serão aconselhados a fechar, enquanto os restaurantes que não servem bebidas alcoólicas deverão fechar às 20h.

Além disso, qualquer evento esportivo deverá ser realizado sem espectadores. Os infratores terão de pagar uma multa de 300 mil ienes (R$ 15,2 mil).

Os empregadores são aconselhados a adotar o regime home office para pelo menos 70% de seus funcionários. Aqueles que atenderem às recomendações das autoridades receberão indenização e assistência.

COVID-19: Tóquio e outras 3 cidades do Japão entram em estado de emergência a 90 dias das Olimpíadas

Na última sexta-feira (23), o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga anunciou que o estado de emergência durará até 11 de maio, a fim de reduzir o fluxo de pessoas durante a chamada "semana de ouro" no país - uma série de feriados de 29 de abril a 9 de maio que é normalmente marcado por viagens em todo o país e no exterior.

Na quinta-feira (22), os organizadores dos Jogos Tóquio 2020 anunciaram o primeiro caso de COVID-19 entre os integrantes do revezamento da tocha olímpica – um policial que ajudou a controlar o trânsito na cidade de Naoshima no dia 17 de abril.

A abertura dos Jogos Olímpicos está marcada para daqui a 90 dias, em 23 de julho.

Comentar