Astronauta Michael Collins, da missão Apollo 11, morre aos 90 anos

Michael Collins fez parte do grupo de astronautas da NASA, ao lado de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que foram à Lua em julho de 1969. Ele voou ao redor do satélite natural da Terra, enquanto seus companheiros caminharam na superfície.
Sputnik

General da Força Aérea dos Estados Unidos, Michael Collins foi um dos três homens que viajaram até a Lua durante o voo espacial da Apollo 11. Ele faleceu aos 90 anos após meses de luta contra o câncer.

A família de Collins divulgou um comunicado nas redes sociais, confirmando seu falecimento e indicando que "ele passou seus últimos dias em paz, com sua família ao seu lado".

Declaração da família sobre o falecimento do astronauta Michael Collins.

"Mike sempre enfrentou os desafios da vida com graça e humildade, e enfrentou este, seu desafio final, da mesma maneira. Sentiremos muita falta dele. No entanto, também sabemos como Mike se sentiu sortudo por ter vivido a vida que ele viveu. Vamos honrar seu desejo de que celebremos, e não lamentemos, essa vida", afirma o comunicado.

A família de Collins pediu privacidade e prometeu que, em outro momento, detalhes sobre os serviços funerários seriam divulgados.

A trajetória de Michael Collins

Nascido na Itália, em 1930, e filho de um oficial de carreira do Exército dos Estados Unidos, Collins ingressou na Força Aérea norte-americana no início dos anos 1950, tendo sido selecionado como candidato para o programa Apollo em 1963, junto com outros 12 oficiais.

Collins voou para o espaço duas vezes, primeiro a bordo do Gemini 10, em 1966, e depois na Apollo 11, em julho de 1969. O astronauta não pousou na Lua, e permaneceu no módulo de comando que orbitou a superfície lunar enquanto seus colegas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram e caminharam no satélite terrestre.

Collins teve a oportunidade de voar para a Lua novamente a bordo da Apollo 14, em 1971, e na missão Apollo 17, em 1972, mas se recusou a fazê-lo.

Entre 1969 e 1971, o general foi secretário de Estado adjunto de Relações Públicas do governo de Richard Nixon. Michael Collins se aposentou da Força Aérea em 1982.

Astronauta Michael Collins, da missão Apollo 11, morre aos 90 anos

Comentar